AME de Itambi é reinaugurada pela Prefeitura de Itaboraí

O Atendimento Médico de Emergência (AME) Verdis Pacheco Pinto, em Itambi, que estava fechado desde o ano passado foi reinaugurado na noite da última segunda-feira (21/08). Atendendo ao anseio da comunidade, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reinaugurou um equipamento de suma importância para os moradores da região.
Ovacionado pelos presentes, o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ressaltou o esforço coletivo dos funcionários da Prefeitura, secretários municipais e a Câmara de Vereadores para devolver a unidade de saúde para a população que tanto necessita. E destacou que se a AME funcionar como deve ser, ela irá atender outros municípios, como Guapimirim, Magé e São Gonçalo, pois a Saúde é nacional e para todos.
“Primeiramente quero agradecer a Deus, pois é Ele que faz tudo, nós somos apenas usados para fazer. Quero agradecer ainda ao apoio da Câmara de Vereadores e aos servidores da Prefeitura, sem vocês nada disso estaria acontecendo. E ainda a comunidade de Itambi, que preservou esta unidade, como um patrimônio de vocês. Espero que a AME funcione adequadamente, pois não adianta ser este prédio bonito e não possuir medicamentos e médicos, além de um atendimento com dignidade e carinho aos pacientes”, frisou Dr. Sadinoel Souza.
Com funcionamento nos mesmos moldes estruturais das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Governo do Estado, a AME contará com aproximadamente 80 funcionários, que trabalharão em regime de plantão para oferecer aos moradores de Itambi um atendimento de emergência de qualidade. A unidade contará com médico clínico geral, pediatra e a especialidade de odontologia. Além de laboratório de coleta de sangue.
Feliz por concluir mais um desafio, o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio ressaltou a reinauguração como um marco importante para o distrito de Itambi. E a próxima meta será a instalação de um aparelho de Raio X, o que ampliará e facilitará os diagnósticos médicos na unidade.
“Estou secretário há menos de três meses e este é o segundo equipamento de Saúde que devolvemos à população, o primeiro foi a Policlínica de Manilha. E já estamos reestruturando as unidades básicas de Saúde, com médicos e medicações. Devolver a AME de Itambi não foi só um desafio, mas uma obrigação para um bairro tão importante como este”, disse o gestor da pasta.
A diretora da unidade, Ana Maria Fernandes agradeceu pela oportunidade de gerir novamente a AME de Itambi. “Obrigada por me deixar fazer o que de melhor sei, que é cuidar desta população. Saúde não pode perder tempo, ainda mais quando se fala em emergência, e esta unidade já salvou muitas vidas. Que tenhamos mais suporte para trabalhar melhor ainda”, disse a também moradora de Itambi Ana Maria.
A unidade emergencial contará com dois consultórios médicos, consultório de odontologia, laboratório de coleta de sangue, sala de espera, salas de medicação adulta e infantil, sala de sutura, almoxarifado, farmácia, banheiros, copa, administração, repouso de funcionários e outros. Uma ambulância ficará disponível no local para transferência de pacientes para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, no Centro da cidade.
Representando a Câmara de Vereadores, o edil Marcos Araújo falou da importância da AME para a população e elogiou o compromisso desta gestão com a cidade.
“Mesmo diante da crise financeira que o Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Itaboraí vêm enfrentando, a gestão está priorizando a reinauguração desta unidade, por entender a sua importância. A Câmara de Vereadores está unida com a Prefeitura para melhorar cada vez mais esta cidade, e espero que a AME possa oferecer um serviço de qualidade, com carinho e dignidade aos moradores que aqui procuram atendimento”, disse o vereador.
A viúva do patrono da AME, Leila Pacheco comentou a alegria de ver o nome de seu esposo eternizado na unidade e seus serviços prestados a comunidade. “Fico emocionada pela sensibilidade desta gestão de devolver este equipamento de Saúde para a população de Itambi. Perdi meu esposo, que era farmacêutico e enfermeiro há quase sete anos e não esqueço das tantas vezes que ele socorreu as pessoas deste bairro, com pequenos partos, cirurgias e outros. Itambi estava esquecido e jogado às baratas, mas o prefeito Sadinoel veio para fazer grandes obras”, disse a moradora de Itambi há 48 anos.
A aposentada Maria da Glória Gonçalves, 64 anos, fez questão de participar na cerimônia de reinauguração. “Meu coração está explodindo de alegria em ver esta unidade funcionando novamente. Eu mesmo utilizava bastante os serviços daqui, mas o tempo que ficou fechado e funcionando precariamente eu tive que gastar muito com médicos e exames particulares. Espero que de agora em diante nunca mais seja interrompido o funcionamento da AME”, disse a moradora de Itambi há 50 anos.
Participaram ainda da solenidade de reinauguração da AME diversos secretários municipais, os vereadores Marcos Araújo, Paulo Alves, Joana Lage, Agnaldo Coutinho, Elber Correa, Enéas, Rogério Filgueiras, Bil, Kaito, Sandro Construforte, a Banda da Guarda Municipal e outras autoridades.
O Atendimento Médico de Emergência 24h, fica na Rua Nestor Viana, s/n°, João Caetano, em Itambi. Funciona durante 24 horas, inclusive nos finais de semana.

Fonte:Facebook da Prefeitura Municipal de Itaboraí

Comments

comments

Você também pode gostar...