ANTT bate martelo e confirma duplicação do trecho Niterói-Manilha

O desejo de muitos e a espera de anos parece finalmente sair do papel. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) bateu o martelo e depois de um ano em análise a agência decidiu aprovar o projeto de ampliação do trecho Barreto-Manilha na BR-101, que será apresentado neste sábado (19), às 8h30min, durante uma cerimônia a ser realizada na Avenida do Contorno, no km 320. O infográfico do estudo técnico apresentado pela Autopista Fluminense à ANTT, para a construção do novo contorno de Itaboraí e a terceira faixa entre a Avenida do Contorno, em Niterói, e Manilha, em Itaboraí, vai ampliar a capacidade da via em 50%, passando dos atuais 100 mil veículos para 150 mil.

Durante o evento estarão representantes do Governo Federal, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, além da diretoria da ANTT e da concessionária que administra a via, Autopista Fluminense, que executará a obra. A via, que liga a Ponte Rio-Niterói ao trecho Niterói-Manilha da BR-101, é o principal acesso à Região dos Lagos.

“A cerimônia de lançamento da duplicação das pistas contará também com a participação dos prefeitos da região, como de Niterói, São Gonçalo, Tanguá e Itaboraí. Está confirmada também a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência Moreira Franco, que dará detalhes dos investimentos a serem realizados na obra e também em futuros investimentos no Estado do Rio de Janeiro”, confirmou a assessoria de imprensa da Autopista Fluminense.

Curiosamente, o lançamento deste projeto se dará a cerca de três quilômetros da inauguração do Mergulhão da Praça Renascença, que será logo após, às 9h30min.

Ano passado, o Grupo Estratégico de Redução de Acidentes (Gerar) da concessionária já tinha informado que o projeto estaria na agência. Em 2015 o então secretário estadual de Transportes, Carlos Osório, reforçou a atenção para essas obras entre a Avenida do Contorno, em Niterói, e Manilha, em Itaboraí, no km 23. A intenção é dar fluidez ao tráfego e ainda promover ‘condições mais seguras de trafegabilidade aos usuários’, disse a nota.

“Por esse trecho que é crítico, após a conclusão da ampliação da Avenida do Contorno até o bairro de Manilha, em Itaboraí, vão circular diariamente cerca de 150.000 veículos. Essa obra promoverá a necessária fluidez ao tráfego e promoverá condições mais seguras de trafegabilidade aos usuários”, realçou, na época, o diretor-superintendente da Autopista Fluminense Odílio Ferreira.

Fonte:Site A tribuna

Comments

comments

Você também pode gostar...