Biblioteca Municipal realiza sessão de histórias infantis em libras nesta quinta-feira (21)

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí realizará nesta quinta-feira (21/09), às 13h, uma sessão de histórias infantis narradas em libras, em comemoração ao Dia Nacional e Mundial do Surdo. A programação, contará com o instrutor de Libras do município, Tarcísio Torres e será direcionada às crianças portadoras de deficiência auditiva do município e aberta ao público em geral, com entrada gratuita.
Segundo o gestor da Biblioteca, Wanderson Silvas, as histórias em libras possuem um papel fundamental na integração e no desenvolvimento cognitivo das crianças surdas. “A linguagem escrita muita das vezes não transmite a emoção como a linguagem de sinais, que durante as histórias, as crianças poderão sentir os sentimentos narrados”, ressaltou Wanderson.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente no dia 30 de setembro. No Brasil é celebrado no dia 26 de setembro, devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).
Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.
A Biblioteca Municipal fica localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº39, Centro.

Fonte: Facebook Prefeitura Municipal de Itaboraí

Comments

comments

Você também pode gostar...