Coletivo Ponte Cultural Realiza 2ª Edição do Festival Cine Tamoio

Foto:Divulgação

Começa o 2ª Festival de Cinema Cine Tamoio no dia 18  esse sábado.

A Equipe Coletivo Ponte Cultura localizada em Itaboraí estará lançando a partir desse sábado (18) a 2ª edição do “Cine Tamoio- Festival de Cinema de São Gonçalo”, que contará com 219 filmes de 16 estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas). A iniciativa dos realizadores Alberto Sena e Marcos Moura dá visibilidade a diversos temas como indígena, LGBT, Negros, dentre outros e incentivam aos profissionais da área que não tem muita oportunidade de ter seus curtas sendo vistos por um publico maior ou mais influente. Desde de sua 1 edição o festival cresceu 44% segundo seu idealizador e hoje vem ganhando projeção nacional no grande publico.

Desse total, 111 serão exibidos, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, em forma de documentários, ficção ou animação. Já as temáticas indígena, LGBT, negra e gonçalense (nesta última as narrativas têm como pano fundo a cidade) serão exibidas dessa forma sendo na abertura do festival no dia 18, documentários e histórias ficção no dia 19, gonçalenses dia 20, temática LGBT dia 21 e no dia 22 aniversario de 127 anos da emancipação politico-administrativa de São Gonçalo e por fim a homenagem ao artista escolhido por méritos e as entrega da premiação aos curtas vencedores.

Homenageando a atriz Zezé Motta que completa 50 anos de carreira esse ano, as exibições devem ter até 25 minutos no máximo por filme e acontecerão das 13 as 22 horas com entrada gratuita e sujeito a lotação de 300 lugares.

Ao total serão 25 premiados entre melhor documentário, indígena, negritude gonçalense, história de ficção, animação, temática LGBT, e o escolhido pelo júri popular.
E nas categorias serão escolhidos melhor ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro, figurino, trilha sonora, diretor de fotografia, diretor de arte e menção honrosa que poderá se dado a mais de um filme de acordo a escolha do júri que será composto por 16 jurados sendo três deles da Agencia Nacional de Cinema (ANCINE)

O evento também contará com oficinas que aconteceram do dia 18 a 21 de setembro das 9:00 hrs a 12:00 hrs, sobre produção de curta metragem, capacitação de sons,montagem de efeitos e produção de curta metragem com celular(Ana Angel e Alessandra Nerati da produtora Caverna), Lembramos que todo o evento e gratuito incluindo as oficinas!

Fonte: Redação Itaboraí Portal Local

 

Comments

comments

Você também pode gostar...