Itaboraí reinaugura Policlínica em Manilha

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde da última segunda-feira (10/07), a reinauguração da Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha. O equipamento criado através do decreto nº 86, de 08 de novembro de 2010 reabre as portas que nunca deveriam ter sido fechadas, pois comprometeu a saúde de muitas pessoas do município.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza ao lado de seu vice, Wanderson Dias ressaltou que esta ação é apenas o começo de mudança e que o único problema do município é a falta de dinheiro, pois ninguém faz nada sem ele.

“Na última semana vimos à notícia que a Petrobras assinou um memorando de entendimentos com uma empresa chinesa para iniciar as negociações com o objetivo de fazer uma parceria estratégica para a conclusão da construção do Comperj. Não é nada de concreto, mas é uma esperança que temos que acreditar, pois só assim conseguiremos aumentar nossa arrecadação e o número de empregos para movimentar a cidade. Juntos vamos transformar esta cidade e oferecer uma saúde viável, com médicos e medicamentos para a população”, disse o prefeito agradecendo o apoio da Câmara de Vereadores.

A policlínica passa a oferecer “um cardápio” variado de atendimentos médicos, sendo as especialidades de dermatologia, neurologia, pediatria, psicologia, nutrição, odontologia, fisioterapia e ginecologia. Além de eletrocardiograma, sala de curativos, sala de vacinação, laboratório de coleta de sangue e Polo dos ostomizados. Os atendimentos médicos variam de um a três vezes por semana, de acordo com cada especialidade.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio a policlínica estava há quase um ano sem funcionar corretamente. O gestor da pasta agradeceu pela confiança do prefeito depositada nele e na equipe de profissionais da secretaria, e ressaltou que a pedido do chefe do executivo, nos próximos 30 dias, o Atendimento Médico Emergencial (AME) de Itambi também será reinaugurado.

“É uma felicidade poder devolver estes equipamentos de saúde de tão grande importância para a população. Assim, conseguiremos desafogar a porta de entrada do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior. Aqui na policlínica teremos uma média de 400 atendimentos semanais e na AME de Itambi, aproximadamente 400 atendimentos diários. É uma incumbência que o prefeito Dr. Sadinoel nos deu, e um desafio que nos impulsiona a melhorar cada dia mais”, disse o secretário da pasta.

Segundo a diretora administrativa da unidade, Géssica Cardoso em breve novas especialidades estarão disponíveis para a população, entre elas gastroenterologista, endocrinologista, cardiologista e exame eletroencefalograma.

“Nosso objetivo é oferecer uma melhoria na saúde para a população, com mais especialidades. Vale ressaltar que as marcações são realizadas pela Central de Regulação do município, após o paciente passar pela unidade de saúde da família, os conhecidos postos de saúde próximos as suas residências”.

A Policlínica conta com 13 salas, divididas entres consultórios para atendimento médico, acolhimento, fisioterapia, curativos, coleta de sangue, direção, recepção, eletrocardiograma, sala de vacinação, polo de ostomizados, e cozinha. Além de banheiros e área coberta. E conta com uma equipe de aproximadamente 20 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnico de enfermagem, administrativo, profissionais de saúde e serviços gerais.

Representando a Câmara de Vereadores, o edil Marcos Araújo falou da sua alegria em participar da cerimônia de reinauguração da Policlínica e da necessidade de continuar avançando por uma saúde melhor e mais digna.

“Eu tive o prazer de participar da inauguração desta policlínica em 2010, como vereador desta cidade. Sei da importância desta unidade para a população do sétimo distrito, devido à dificuldade de locomoção para o centro de Itaboraí. O prefeito tem tudo para melhorar esta cidade, mas para isso precisa da união de todos nós. Vamos fazer com que a nossa população volte a ter orgulho e prazer de viver nesta cidade”, frisou Marcos Araújo, destacando o apoio da Câmara de Vereadores.

A moradora de Itambi, Luciane de Deus da Silva, 32 anos foi uma das atendidas na Policlínica pelo médico neurologista Júlio Góes e ficou feliz em saber que a AME irá reabrir. Segundo a dona de casa, ela e família já utilizaram por diversas vezes os serviços da AME, como por exemplo, quando o filho teve pneumonia e quando a filha passou mal, por ingerir um vidro de dipirona acidentalmente.

“Eu moro perto da AME e sempre utilizei os serviços de lá. Quando eu fui ter meu último filho, que agora está com dois anos de idade, foi à ambulância da AME que me levou para o hospital municipal. Agora, com a certeza que ela irá reabrir fico mais tranquila, pois sei que terei um bom atendimento perto de casa”, disse Luciane.

Participaram ainda da solenidade de reinauguração da policlínica diversos secretários municipais, representantes administrativos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manilha, os vereadores Paulo Alves, Joana Lage, Roberto Costa, Agnaldo Coutinho, Elber Correa, Enéas, Paulo Ney e outras autoridades.

Fonte:Site Prefeitura Municipal de Itaboraí

Comments

comments

Você também pode gostar...